Ar do ambiente de produção de alimentos: um fator de qualidade.

Uma das tarefas fundamentais para garantir a segurança dos alimentos é o controle de ar. Segundo a OMS, mais de 50% dos locais fechados têm ar de má qualidade devido à má higienização de sistemas de ar condicionado e falta de controle periódico sobre possíveis fontes de contaminação (Schirmeret al., 2011). Nestes espaços, o acúmulo de microrganismos como bactérias e fungos é maior e quando falamos em produzir alimentos nesses ambientes estamos falando sobre ausência de segurança alimentar, uma vez que a maioria das bactérias patogênicas são aeróbias (ou seja, precisam de oxigênio para crescerem e se multiplicarem) e podem estar presentes nos alimentos processados nessas condições.
A avaliação do ar ambiente pode ser realizada por testes microbiológicos em laboratório, através da sedimentação em placas de Petri contendo o meio de cultura específico para a espécie microbiana que se deseja avaliar. Por meio dos resultados obtidos é possível propor ações corretivas caso os resultados sejam insatisfatórios. Pela Organização Pan-Americana de Saúde, o limite de microrganismos seria de 1×10² UFC (unidades formadoras de colônia) por centímetro quadrado.
A qualidade do ar dentro de uma indústria não se limita à parâmetros microbiológicos. É importante ressaltar que fatores externos, como a poluição do ambiente externo, também devem ser levados em conta, uma vez que estes podem expor colaboradores à alguns riscos e também comprometer a qualidade do produto em decorrência de alguma impureza que possa estar presente naquele ar. Dessa forma, é importante que existam sistemas capazes de filtrar o ar que entra nas indústrias.
Portanto é fundamental a sanitização desses espaços, pois além de minimizar os riscos de uma DTA (doença transmitida por alimentos), a indústria também consegue prolongar a vida de prateleira de seus produtos, o que leva a menos perdas e consequentemente maior faturamento.

Por: Chrystian Castro


Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS