A explosão dos produtos orgânicos
Mas o que é um produto orgânico?
De acordo com o artigo 2° da Lei Nº 10.831 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003, considera-se produto da agricultura orgânica ou produto orgânico, aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local, seja ele in natura ou processado. Estes, além de serem isentos de agrotóxicos, tendem a ser mais saborosos que os industrializados.
De acordo com ITAL, 2020 na Pesquisa do Brasil FoodTrends 2020, foram identificadas algumas preferências e tendências dos consumidores ao redor do mundo, que já estão refletindo nos hábitos de consumo de muitos brasileiros, estas foram classificadas em 5 categorias: Sensorialidade e Prazer, Saudabilidade e Bem-estar, Conveniência e Praticidade, Confiabilidade e Qualidade além de Sustentabilidade e Ética.
Com isso,o mercado de produtos orgânicos viu crescer seu potencial, uma vez que os consumidores estão mais preocupados não só com a saúde e bem-estar, mas também com a sustentabilidade, ficando em segundo plano o preço dos produtos orgânicos.
Outro fator que tem ajudado muito esse mercado a crescer são os incentivos, sendo estes oferecidos tanto aos agricultores, que estão começando sua produção, quanto para os que já tem uma produção não orgânica e querem fazer a transição para a mesma.
Leia também nosso conteúdo sobre A Importância da Regularização de Alimentos Artesanais
É fundamental a adequação e regularização devido às exigências legais destes produtos para a comercialização, ampliando ainda mais esse mercado. Além disso, a obtenção de selos e certificados, que comprova a qualidade, origem e a denominação de orgânico ao produto, também vai possibilitar a entrada do mesmo em nichos de mercado, que estão dispostos a pagar mais pela qualidade e procedência do produto.
Por fim, no que se refere aos dados do mercado brasileiro de orgânicos, só no ano de 2018, o Brasil faturou R$ 4 bilhões, resultado 20% maior do que o registrado um ano antes, como mostrou o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), que reúne cerca de 60 empresas do setor.
Leia também nosso conteúdo sobre 5 Produtos que não precisam de tabela nutricional
Por: Adriana Lopes.
Revisado Por: Leandro Viana e Daniele Silva.
Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!
Fontes: