Como a determinação da vida de prateleira pode ajudar a reduzir perdas e aumentar a eficiência?

Quando falamos sobre a produção de alimentos, a garantia de qualidade e segurança do produto final é essencial. Porém, muitas empresas ainda enfrentam desafios na hora de determinar a vida útil de seus produtos e acabam tendo prejuízos financeiros. Aqui, vamos te explicar como a determinação de vida de prateleira pode ajudar as empresas a enfrentar esses problemas.

Antes de entender como a vida de prateleira pode te ajudar, é necessário entender o que isso significa. Esse processo consiste em avaliar a durabilidade de um produto e determinar por quanto tempo ele pode ser armazenado sem perder suas características.

Leia mais sobre: Como manter seus produtos por mais tempo nas prateleiras?

Para que as perdas na produção sejam reduzidas, pode-se determinar a vida de prateleira de um determinado produto e a partir disso é possível avaliar por quanto tempo ele pode ser armazenado sem que perca suas características necessárias, evitando assim que a empresa produza uma gama de lotes que poderiam ser descartados antes de serem vendidos.

A determinação de vida de prateleira pode aumentar a eficiência de produção ao avaliar como o produto se comporta ao longo do tempo, assim, é possível identificar pontos de melhoria na formulação e nos processos de produção como por exemplo, identificando se há a necessidade de atualização ou implementação do manual de boas práticas de fabricação. Assim, se aumenta a eficiência e reduz os custos de produção.

Leia mais sobre: O que é o Manual de Boas Práticas de Fabricação.

Além de todos os benefícios citados acima, o serviço pode trazer também a garantia de segurança do produto, evitar o re-processo dentro da cadeia de produção, multas e aumentar a confiança dos consumidores na empresa.

A Alimentos Júnior Consultoria traz em seu catálogo a Determinação de Vida de Prateleira, ficou interessado? Entre em contato conosco!

Saiba mais sobre o nosso serviço de Determinação de Vida de Prateleira.

Por: Juliana Castro.

Revisado por: Maria Júlia Barbosa e Renan Dias.

Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!

    

 

Fontes:

·         Determinação de Vida de Prateleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *