Como os Métodos de Conservação podem influenciar na vida de prateleira da geleia

Os métodos de conservação são de extrema importância para a determinação da vida útil de geleias e outros produtos alimentícios. A vida útil refere-se ao período de tempo em que o alimento pode ser mantido sob condições adequadas de armazenamento e permanecer seguro para o consumo. 

Para uma maior conservação das geleias, nem sempre a única opção é o uso de aditivos, sendo possível a aplicação de vários métodos de conservação que prolongarão a vida útil da geleia. Exemplos desses métodos incluem, além do uso de aditivos, a refrigeração, a pasteurização e o uso de embalagem a vácuo.

Leia também: Como a determinação da vida de prateleira pode ajudar a reduzir perdas e aumentar a eficiência?

Refrigeração: nesse método, a geleia é armazenada em baixas temperaturas, retardando o crescimento de microrganismos e a degradação enzimática. 

Pasteurização: é um processo no qual o produto é aquecido a temperaturas mais baixas para eliminar os microrganismos indesejados. Ao pasteurizar a geleia, as bactérias são eliminadas. 

Aditivos: o uso de conservantes químicos pode inibir o crescimento microbiano e prolongar a vida útil da geleia. 

Embalagem a vácuo: o uso de embalagem a vácuo para armazenar a geleia reduz a exposição ao oxigênio, o que é um fator que pode acelerar a degradação dos alimentos. 

Cada produto possui suas próprias particularidades, e a aplicação desses métodos pode variar de acordo com a formulação da geleia. Além disso, a vida útil das geleias depende de outros fatores, como a qualidade dos ingredientes, o processamento adequado e as boas práticas de fabricação durante o processo produtivo do produto.

Leia também: Como aumentar o prazo de validade dos alimentos sem adicionar conservantes?

Por: Vanessa Nunes

Revisado por: Jordany Reis e Débora Maia

Você tem interesse em saber mais sobre o assunto e desenvolver algo par ao seu negócio? Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco, estamos disponíveis para auxiliar no quer for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato, responderemos o mais rápido possível! 

Fonte:

FREITAS, Ana Costa; FIGUEIREDO, Paulo. Conservação de Alimentos. [S. l.]: Lisboa, 2000.

VIDAL, Ana Maria. CONSERVAÇÃO E DETERIORAÇÃO DOS ALIMENTOS. [S. l.]: FZEA/USP, 2020.

ANTIGO, Jessica Loraine Duenha. Métodos de Conservação de Alimentos. [S. l.]: UNICESUMAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *