Porquê implementar técnicas de análise sensorial descritiva na sua empresa?

Para iniciar, pode estar se perguntando: “Qual a diferença dessa análise em relação ao método tradicional que visa verificar a opinião do consumidor sobre o meu produto?” A Análise Sensorial Descritiva visa treinar pessoas para se tornarem avaliadores capacitados, utilizando métodos tradicionais como Perfil de Sabor, Análise Descritiva e Qualitativa, com o objetivo de melhorar a capacidade sensorial dos participantes, selecionando-os para se tornarem profissionais capazes de distinguir sabores, odores e gostos, mesmo que muito sutis, além de identificar e descrever características específicas de um produto.

Leia também sobre: Análise sensorial, o que é e por que fazer.

Não é qualquer pessoa que consegue passar pelo processo de se tornar um avaliador treinado, pois nem todas têm a sensibilidade necessária para perceber as características dos alimentos e diferenciá-las. Portanto, é sempre importante realizar uma pré-seleção de candidatos antes de iniciar o treinamento e acompanhar a evolução dos participantes ao longo do processo.

Mas, afinal, qual a vantagem de aplicar este método na minha empresa? A vantagem fundamental seria ter funcionários treinados que conheçam as características do seu produto. Assim, eles podem, por exemplo, analisar diferentes lotes de um mesmo produto e compará-los em relação às diferenças entre eles, identificando qual se destaca e por quê, qual característica se destacou mais e o que pode ter faltado. Além disso, também é possível comparar um produto com outro e descrever as características de cada um, entendendo seus diferenciais e identificando o que pode fazer com que um seja considerado melhor que o outro. Isso proporciona percepções sobre possíveis melhorias na formulação do produto.

Leia também sobre: Formulação de produtos.

De maneira geral, este método pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica para o controle de qualidade e para o setor de Pesquisa e Desenvolvimento. Ele permite que a empresa obtenha um maior conhecimento sobre seu produto, o que leva a um nível de maturidade mais elevado. Interessado em começar a aplicar este método em sua empresa ou obter mais informações a respeito? Entre em contato conosco!

Por: Débora Maia.

Revisado por: Renan Dias e Maria Júlia Barbosa.

Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!

    

 

Fonte:

·         MINIM. V. P. R.; SILVA. R. C. S. N.Análise Sensorial Descritiva. Editora UFV, v.1, p.13-280, 2016

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *