Problemas na Indústria de Alimentos: Como Evitá-los com a Ajuda da Alimentos Júnior Consultoria?

Nos últimos dias, nos deparamos com diversas notícias sobre irregularidades na produção de alimentos de grandes empresas, como a Fugini. Além de trazer grandes prejuízos financeiros com multas podendo ser milionárias, é algo que afeta de forma negativa a visibilidade da marca. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização e fabricação de diversos produtos da marca Fugini devido a falhas graves relacionadas à segurança da matéria-prima, controle de pragas, higiene, entre outros. Porém, não podemos olhar para esse caso como um fato isolado, visto que essas questões são de extrema importância e muito recorrentes desde os pequenos produtores de alimentos até os líderes de mercado.

Quando a fiscalização encontra esse tipo de irregularidade, é importante que, além de suspender a produção de novos lotes, recolha-se os anteriores para que não haja problemas futuros com a saúde do consumidor, o que é conhecido como recall. Isso visa garantir a segurança alimentar dos consumidores até que uma nova fiscalização seja feita e se encontre em regularidade. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, na seção I, artigo 10º, dita-se que “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.” E com isso, quando identificados os problemas, deve-se notificar as autoridades e os consumidores.

Mas afinal, como podemos evitar isso com a Alimentos Júnior Consultoria? Para evitar esse tipo de problema com a sua empresa durante a fiscalização da Anvisa da sua cidade, é necessário que haja um Manual de Boas Práticas de Fabricação e que ele esteja sendo aplicado dentro do estabelecimento por todos os colaboradores e manipuladores de matéria-prima, insumo e produto finalizado. Veja mais em  “O que é um Manual de Boas Práticas de Fabricação?” 

O Manual de Boas Práticas de Fabricação é um documento que descreve os procedimentos e diretrizes para garantir a segurança alimentar no processo de produção de alimentos e que deve ser apresentado à fiscalização quando solicitado, além de ser aplicado na produção. Nele, encontramos as condições higiênico-sanitárias da instalação, dos manipuladores, dos equipamentos, utensílios, controle de pragas e também a melhor gestão dos resíduos gerados. Com os cuidados descritos, podemos garantir um alimento de qualidade, com melhor tempo de vida de prateleira, mais seguro para o consumidor e torna o estabelecimento apto para produção frente à fiscalização da Anvisa, que o coloca como obrigatório para todo estabelecimento alimentício. Veja mais em “O que é o Manual de Boas Práticas de Fabricação e qual a importância para a indústria de alimentos”

Aqui na Alimentos Júnior Consultoria, prestamos esse serviço com excelência há quase 30 anos, onde pudemos ajudar diversas empresas do setor a fabricar alimentos seguros, de forma correta, evitando grandes multas pelo órgão fiscalizador, menores reclamações de clientes, prevenindo o recall e, além de tudo, garantindo tanto a satisfação do cliente quanto a credibilidade marca consumida.

Por: Carolina Rodrigues.

Revisado por: Maria Júlia Barbosa, Renan Dias.

Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!

    

 

Referências

https://seudireito.proteste.org.br/recall-codigo-de-defesa-do-consumidor/

https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/03/29/anvisa-suspende-fabricacao-comercializacao-e-uso-de-alimentos-da-marca-fugini.ghtml

https://foodsafetybrazil.org/recall-de-alimentos-onde-buscar-informacao/#:~:text=O%20recall%20de%20alimentos%20%C3%A9,lojas%20e%20cozinhas%20dos%20consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *