Análise Sensorial: O Que é e Por Que Fazer?

A análise sensorial é uma metodologia utilizada com o objetivo de mensurar e descrever as características dos alimentos através das percepções pelos sentidos do paladar, olfato, visão e tato.

Para a realização de uma análise sensorial de um produto existem vários métodos com objetivos específicos, podendo ser classificados como:

Método Descritivo – são utilizadas para descrever e quantificar as informações a respeito das características como sabor, textura, aroma, cor, entre outros aspectos que está se avaliando. 

Método Discriminativo – esse tipo de método é utilizado para determinar se existe uma grande diferença sensorial entre duas amostras.  Para esse método pode-se realizar: 

·         Testes de diferença simples, na qual o provador é solicitado a identificar apenas se há diferença sensorial entre as amostras; esses podem ser subdivididos em:  Teste Triangular e Teste Duo-trio 

·         Teste de diferença direcional, que avalia a diferença de determinada característica sensorial. O provador é solicitado a identificar a amostra que tem maior intensidade em uma característica específica. Esses podem ser subdivididos em: Teste de Comparação Pareada, Teste de Ordenação e Teste de Comparação Múltipla.

Método afetivo – acessam diretamente a opinião do consumidor, avalia-se a preferência e consequentemente a aceitação por um ou mais produtos. Os avaliadores devem ser consumidores habituais ou potenciais do produto avaliado. Por meio deste método podem-se realizar dois tipos de testes: 

·         Teste de preferência: avalia o grau de preferência do consumidor quando comparados dois ou mais produtos em si; 

·         Teste de aceitação: avalia o grau com que o consumidor gosta ou desgosta de um produto.

Agora que você já sabe o que é análise sensorial, iremos mostrar como ela é feita.

A análise sensorial é realizada com base na percepção dos avaliadores e dos consumidores como citado anteriormente. Para que a análise seja realizada, é importante contar com um laboratório bem equipado sendo necessário que cada avaliador tenha uma cabine individual.

Além disso, é preciso que exista uma sala de preparação das amostras com todos os equipamentos necessários. Vale lembrar que a análise sensorial deve ser feita sem que os avaliadores saibam quais marcas estão sendo analisadas. Caso a marca fosse revelada, o avaliador poderia ser influenciado por algum aspecto do qual ele já possui conhecimento.

Mas afinal, por que a análise sensorial precisa ser feita?

Como um dos seus objetivos consiste em avaliar a aceitação do consumidor, a análise sensorial possui muita importância para o processo de criação e de desenvolvimento de produtos.

Imagine, após todo o trabalho e esforços necessários para desenvolver algo novo, este não ser aceito pelo público? Com certeza essa não seria uma situação agradável, além de ser um grande desperdício de recursos.

Sendo assim, a análise sensorial de alimentos é um procedimento de muita importância no desenvolvimento de produtos devido aos objetivos e às finalidades que possui.

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Por: Amanda Katlen.

Revisado por: Daniele Silva e Raphael Azevedo.

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