Como Estruturar Seu E-Commerce

Estruturar um e-commerce para possibilitar expandir suas vendas para outras regiões. São várias as razões que levam empreendedores a sonharem em estruturar sua própria loja virtual, contudo muitos desistem por não saberem por onde começar e consequentemente deixam de conquistar alguns mercados.

         Mas afinal, o que eu preciso fazer para abrir minha própria loja online? Confira nosso passo a passo a seguir e impulsione suas vendas online!

  1. Tenha Produto e Público Bem Definidos

Essa é a etapa inicial de todo plano de negócios, em suma o produto é o que vai garantir a renda de sua empresa. Além disso é preciso ter um público compatível com seu produto, do contrário as vendas serão minimizadas e os prejuízos maximizados.

  1. Defina uma Plataforma para Seu E-Commerce

O primeiro passo é comprar o domínio ou o endereço (ex.: www.minhaloja.com.br) de sua loja. Em seguida é necessário encontrar a plataforma ideal para o seu negócio. Com o crescimento da demanda, muitos desenvolvedores têm se empenhado em desenvolver as mais variadas plataformas para atender a todos os públicos.

Por conta disso é possível encontrar planos de mensalidade com uma grande variedade de preços, o que torna o processo acessível a todos os públicos. Algumas das plataformas mais usadas são Big Commerce, Shopify e WooCommerce.

  1. Configure Opções de Pagamento

Definir as formas de pagamento é fundamental para garantir a acessibilidade. Plataformas como PayPal e Pagseguro já existem e auxiliam grande parte das lojas online nesse aspecto. Elas recebem os dados de compra do seu cliente, então contatam as empresas de cartão de crédito e bancos, processam essas informações e confirmam que você pode liberar o serviço ou produto. Por fim o dinheiro é depositado na sua conta bancária. Tudo em questão de segundos!

  1. Organize sua Loja

A organização da loja virtual é fundamental para que a primeira impressão de seu cliente seja positiva. Para isso é importante criar uma interface simples, funcional e que seja chamativa. É fundamental que seu site contenha páginas Sobre, Nossos Produtos, Formas de pagamento e Contato para facilitar a navegação do usuário e permitir que ele desfrute de uma melhor experiência.

  1. Tenha um Checkout Simples

A taxa média de abandono de carrinho é de 82%. Um dos motivos é o checkout complexo que exige mais informações do que o necessário e consequentemente diminui a taxa de conversão. Portanto, seja direto(a) no processo de finalização de vendas, peça apenas o necessário.

  1. Invista em Marketing!

Um dos maiores erros cometidos por empreendedores que aderiram ao e-commerce é acreditar que não precisam de um marketing bem estruturado. É essencial que, principalmente aquelas lojas recém-formadas, utilizem Facebook, Instagram, Google Ads, dentre outras plataformas para promover suas marcas e torná-las conhecidas ao público.

  1. Monitore seus Resultados

Até então foi visto como estruturar sua loja virtual, agora é importante se certificar que seus objetivos estão sendo atingidos e propor melhorias sempre que necessário.

Mas como monitorar meus resultados?

Algumas ferramentas como o Google Analytics conseguem reunir informações importantes, dentre elas a taxa de visitantes, tempo de visita, cliques e conversão! Reunir todas essas informações é importante para realizar um diagnóstico de possíveis falhas e consequentemente facilitar a tomada de medidas corretivas.

  1. Atente-se aos seguintes erros!
  • Como já discutido, acreditar que o marketing para o e-commerce é mais barato ou não exige atuação de profissionais da área pode se tornar fatal para seu negócio;
  • Investir em plataformas de tecnologias de baixa qualidade pode tornar a navegação em seu website uma experiência ruim para seu cliente e diminuir suas vendas;
  • Não executar uma análise de concorrência e viabilidade de negócios pode comprometer a escolha de produto e público-alvo para o mesmo;
  • Falhar no atendimento ao cliente, além de não conseguir vender para o mesmo, ele poderá fazer propaganda contra a empresa e estimular outros consumidores a comprarem de seu concorrente, afinal sabemos que uma das melhores formas de divulgação é através de um cliente satisfeito.

 Por: Chrystian Castro


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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://blog.lahar.com.br/marketing-digital/ferramentas-para-ecommerce/

https://blog.lahar.com.br/gestao-empresarial/como-montar-ecommerce-partindo-do-zero/

https://ecommercenapratica.com/destaques-do-ecommerce-2018/

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-planejamento-da-loja-virtual-de-sucesso,b57d55a4873c4410VgnVCM1000003b74010aRCRD

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/artigos/e-commerce-para-pequenos-negocios,7bc46b91f6d9e410VgnVCM1000003b74010aRCRD

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/e-commerce-o-que-fazer-para-nao-quebrar,cb59438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD