A análise das tendências de mercado no setor produtivo de alimentos é um pilar muito importante para o planejamento e tomada de decisões, visto que, as mudanças nas preferências dos consumidores vêm ocorrendo de forma acelerada, sendo assim, esse mercado está sujeito a variações contínuas.
Tendências relacionadas à “saudabilidade e bem-estar” e “confiabilidade e qualidade”, contemplam o crescente interesse dos consumidores em alimentos mais saudáveis e com informações de rotulagem mais simples, transparentes e compreensíveis, contribuindo para o surgimento do movimento Clean Label, termo em inglês que significa rótulo limpo.
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Neste post, você saberá mais sobre essa tendência do setor alimentício que está ganhando um espaço no coração dos consumidores. Confira!
Afinal, o que é Clean Label?
Um dos principais direcionamentos deste movimento é a elaboração de alimentos cujos rótulos possuem uma linguagem clara, termos técnicos de fácil compreensão e ingredientes mais familiares ao consumidor, que sejam mais naturais e saudáveis.
Quais são as instruções da formulação desse tipo de produto?
Apesar de não haver uma definição pela ANVISA, há 3 diretrizes básicas que os produtos devem seguir para serem denominados como Clean Label, dentre eles: o produto deve ser 100% natural, a lista de ingredientes deve ser curta e simples e estes, devem ser também, minimamente processados.
Além disso, um produto Clean Label envolve um modelo de consumo mais consciente, como técnicas de processamento, sustentabilidade e transparência da indústria frente ao consumidor.
Você deve estar se perguntando: “Vale a pena adotar o Clean Label para o meu negócio?”
A resposta é sim! E a indústria alimentícia já está de olho nessa tendência.
A busca por uma alimentação saudável e transparência sobre o que está sendo consumido, para o consumidor, são pontos cruciais na hora de decidir o que comprar.
Uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com três mil pessoas maiores de 16 anos, em 12 regiões metropolitanas do Brasil, aponta que 80% dos brasileiros buscam por uma alimentação saudável. Inclusive, 71% preferem os alimentos mais saudáveis.
Além disso, o Clean Label é um importante diferencial competitivo, tornando sua empresa consciente das necessidades do consumidor.
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E na prática, como funciona?
Aplicar essas técnicas pode ser um desafio, visto que, o cliente quer comer de forma saudável e ter conhecimento dos ingredientes do produto, ademais, busca também por sabor, praticidade e durabilidade.
Mas fique tranquilo, pois podemos te ajudar!!!
Com um apoio qualificado para formular seu produto, conciliando saúde e sabor, no desenvolvimento de um alimento que se destaque pela qualidade, por possuir um rótulo de fácil entendimento e, o mais importante, ser saudável.
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Por: Daniele Silva.
Revisado por: Leandro Viana.
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