Um mapeamento estratégico de uma empresa facilita a visualização de todas as etapas de um processo, o que contribui para identificar possíveis falhas que possam estar ocorrendo e solucioná-las de forma mais rápida. É importante que nesse mapeamento exista o nome da pessoa responsável por aquele processo, o porquê dele existir e qual o padrão deverá ser seguido.
Dentre os processos existentes em uma empresa, um que deve receber atenção especial é o de distribuição. Uma vez que falhas nesse processo podem gerar custos extras e insatisfações no consumidor. Para definir um processo de distribuição adequado, é importante se atentar a algumas variáveis, como a qualidade do produto na distribuidora, quantidade necessária para distribuição, etc.
Para auxiliar no processo de mapeamento de possíveis distribuidoras, tenha em mente os seguintes aspectos:
- Objetivos da distribuição:
Apesar de que o objetivo final de uma distribuidora é facilitar a chegada do produto ao cliente interessado, é importante a empresa definir também alguns objetivos secundários. Para facilitar, algumas perguntas chaves podem ajudar, como “como a distribuição impacta nos resultados da empresa?”, “a demanda do produto requer uma distribuição mais rápida?”, “qual a quantidade de produtos a serem distribuídos?” e etc.
- Defina um responsável:
Para conseguir conhecer melhor as distribuidoras da região, pode-se entrar em contato com as mesmas e saber se atendem as suas necessidades, defina alguém, ou um grupo de pessoas, que possam fazer essa pesquisa de forma rápida e eficiente dentro da sua empresa.
- Quais as entradas do processo?
As entradas são todos os elementos que podem ser modificados e que impactam na distribuição do seu produto. Ou seja, tenha em mente quais elementos serão importantes para definir a distribuidora do seu produto, como a demanda dos clientes, assim é possível definir se distribuirá uma quantidade grande ou pequena dos seus produtos, e também quais os períodos de maior demanda do mesmo.
Leve em consideração também as entradas físicas no início do processo de distribuição, ou seja, “a distribuição será para lotes de produtos distintos ou do mesmo produto?”, e “isso impacta diretamente na distribuidora?”. Lembre-se que produtos diferentes precisam de atenções diferentes.
- Defina a distribuidora
Agora que os responsáveis já foram definidos, comece a pesquisa. Esse grupo de responsáveis precisa entrar em contato com as distribuidoras para saber em qual você conseguirá vender pelo melhor preço, a demanda daquele produto na região e também se ela atende as necessidades do seu produto, por exemplo, se seu produto precisa ser armazenado resfriado, aquela distribuidora atende a essa necessidade?
Tenha sempre em mente que o consumidor terá contato com seu produto por meio dessa distribuidora, então esse grupo de pesquisa da sua empresa precisa garantir que essa distribuidora tenha condições de entregar o seu produto da maneira que você deseja, sem perdas na qualidade.
- Obtenha feedbacks
Agora que tem sua(s) distribuidora(s) definida(s), saiba como tem sido a recepção dos consumidores para esse seu produto. Você pode destinar o mesmo grupo de pesquisas de distribuidoras para esse recolhimento de feedbacks. A partir dos feedbacks você pode saber quais distribuidoras tem trazido melhores resultados, e também procurar possíveis falhas naquelas que não tem tido resultados muito satisfatórios.
- Amplie seu negócio!
Ter mais distribuidoras deve ser sinônimo de obter mais lucro, então se isso está acontecendo no seu negócio talvez seja o momento de amplia-lo, procure distribuir seu produto para outras regiões ou aumentar seu portfólio, assim você pode obter mais e melhores resultados e fazer sua empresa crescer.
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