Caso você procure em qualquer livro de marketing, verá que conseguir um cliente novo é 4, 5 ou até 10 vezes mais caro e difícil do que manter um cliente antigo! Isso ocorre, pois o cliente fidelizado já absorveu a carga de convencimento necessária para que ele compre de você. Já o cliente novo, terá que ser convencido para comprar o seu produto, aceitar que comprar do seu negócio é o melhor que ele pode fazer. Por isso, ainda mais nesses tempos de crise, deve-se focar na fidelização dos seus clientes atuais e também gerar credibilidade para os futuros clientes.
Atualmente, a confiança é a moeda de troca mais valiosa. Por isso, separamos algumas dicas infalíveis para aumentar a credibilidade que você passa para seus clientes.
- Seja atencioso: sempre mostre disposição para ajudar, como por exemplo, respondendo dúvidas que surgiram no chat, pois são esses pequenos gestos que geram confiança. Pode ser que este gesto gere novas indicações de clientes para o seu negócio.
- Tenha um excelente atendimento: quando uma pessoa é mal atendida, dificilmente comprará seu produto ou indicará seu negócio. Um bom atendimento deve ser ágil, educado e eficiente, procure deixar a comunicação mais humana possível, deixe termos técnicos de lado e aposte na comunicação simples e sincera.
- Entregue o que promete: se estiver em dúvida se será capaz de entregar o que foi pedido, prometa que fará menos! Busque sempre superar as expectativas do cliente e nunca a quebrar. Quando um cliente não recebe o que esperava, dificilmente voltará a fazer negócio com você.
- Peça feedbacks: através dos feedbacks, você demonstrará que se importa com a opinião do seu cliente e com o produto que está entregando. Quando viável, aplique as sugestões dadas, isso ajudará a estabelecer uma relação transparente, na qual os clientes poderão ver a seriedade e progresso do seu produto/empresa (e se sentir parte disso).
- Use provas sociais: as mais convincentes são: depoimentos de clientes satisfeitos, número de pessoas que já compraram seu produto, clientes importantes que sua empresa possui, aparições na mídia, entre outros. Tente deixar essas conquistas sempre à mostra em suas redes sociais, embalagem do produto ou até mesmo falar sobre elas.
- Informações de contato sempre à mostra: sendo essas informações um endereço, e-mail de contato, números de telefone e as quais você julgar ser importante para seus clientes. Além disso, preencher as informações da sua empresa no Google Meu Negócio é uma ótima forma de expandir seu alcance.
- Defina um design para sua marca: defina cores, logotipos, padrão para as fotos, de modo que demonstrará autenticidade para sua marca, deixando assim, as redes sociais mais atrativas e relevantes para seus clientes.
- Use e abuse das redes sociais, as tenha como aliadas nessa fase e a longo prazo também!
Por fim, não encare essas dicas como ações pontuais que você fará e dará um resultado imediato, a credibilidade se conquista com um trabalho contínuo. Mesmo se sua marca não possui um alto reconhecimento, pequenas atitudes e sinais de confiabilidade podem ajudá-lo a provar sua legitimidade para seus clientes!
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