Qual arroz é ideal para o consumo: integral ou branco?

Sabemos que o arroz é um dos cereais mais queridos pela população mundial. Acredita-se que sua origem seja asiática e que ele vem sendo cultivado há mais de 5.000 anos. Com a crescente procura das pessoas por uma vida mais saudável e por alimentos mais nutritivos, o questionamento sobre qual arroz é ideal para o consumo – integral ou branco – tem sido recorrente.

Leia também sobre: Qualidade de alimentos minimamente processados.

Para compreender a diferença entre esses dois tipos de arroz, é preciso analisar a estrutura geral desse cereal. Normalmente, o arroz que consumimos é do gênero Oryza, da espécie sativa, e apresenta as estruturas destacadas a seguir:

– Casca: a casca é a parte mais externa do grão e tem a função de protegê-lo contra insetos, microrganismos, umidade e gases. Ela é formada pela fusão de duas folhas modificadas, pálea e lema.

– Cariopse: é a parte comestível do grão e pode apresentar diferentes formatos. É constituída por 3 partes: pericarpo, gérmen e endosperma.

– Pericarpo: fina camada fibrosa, contendo alguns minerais.

– Gérmen: parte estrutural de maior valor nutricional, rica em lipídeos, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B.

– Endosperma: o endosperma possui duas camadas, uma chamada de camada de aleurona (rica em minerais, proteínas e algumas vitaminas) e a outra de endosperma amiláceo (rico em amido e proteínas).

Tendo essas estruturas em mente, podemos compreender a diferença entre os dois tipos de arroz: o arroz branco, também conhecido como polido, passa por um processo chamado refinamento, no qual a casca, o pericarpo, o gérmen e a camada de aleurona são removidos, restando apenas o endosperma amiláceo, o que faz com que ele perca boa parte de suas vitaminas e seus minerais, restando apenas o amido. Já o arroz integral passa somente pelo processo de descascamento, ou seja, somente a casca do arroz é removida, deixando-o mais nutritivo em relação ao arroz branco.

Leia também: Você realmente sabe a diferença entre os produtos light, diet e zero?

Por fim, podemos concluir que, embora o arroz polido seja mais claro, macio e agradável, é recomendado dar preferência ao consumo do arroz integral, pois este contém maior teor de fibras, proteínas, minerais e vitaminas, sendo mais atrativo nutricionalmente.

Leia também sobre: Enriquecimento de alimentos com nutrientes.

Por: Maria Julia Rodrigues.

Revisado por: Maria Júlia Barbosa e Renan Dias.

Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!

    

 

Fontes:

·         História do arroz e sua origem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *