Como criar um produto: guia definitivo para você desenvolver o seu produto.

Para quem tem um espírito empreendedor e criativo, desenvolver um item inédito pode ser um desejo muito comum. Mas é preciso entender bem o processo de como criar um produto.

Isso porque a vontade não é suficiente para colocar um produto no mercado, pois uma ideia não vai pra frente sem a parte prática, por mais incentivo que tenha.

Neste post, você vai conferir como criar um produto através de dicas que vão guiar você para começar a empreender da forma correta.

Como criar um produto e lançá-lo no mercado?

Criar e lançar um produto no mercado é algo relativamente perigoso e pode definir o sucesso ou o fracasso de uma empresa e de seus gestores em um curto período de tempo.

A maioria das empresas começa já com metas ambiciosas, mas não tem a capacidade necessária para planejar e desenvolver ideias que a tornam diferentes da concorrência e agradam o público-alvo.

Isso acaba transformando toda essa ambição em frustração, desperdício e planos fadados ao fracasso.

Pode parecer exagero e crueldade, mas, infelizmente, as consequências da falta de planejamento são realmente bem drásticas.

Por isso, acompanhe as recomendações que reunimos a seguir e não cometa erros na criação do seu produto.

1. Selecionando ideias

Para entender como criar um produto, você precisa saber que tudo começa com a busca de ideias que podem vir de lugares e situações diversas.

Você pode, inclusive, já ter suas próprias fontes de ideias ou buscar com consumidores, cientistas, concorrentes, funcionários, intermediários, empresas de pesquisa e em outros meios.

Depois de fazer uma lista de ideias, é preciso fazer uma triagem para averiguar a viabilidade de torná-las reais.

Isso, é claro, envolve constatar se vale a pena ou não investir em determinada ideia. Para isso, tenha muita atenção e cuidado e pesquise ao máximo.

Imagine optar pela ideia ruim e acabar descartando a ideia boa? Quanto mais profunda for a pesquisa, melhor.

2. Definindo o posicionamento

Pensar sobre o posicionamento é levar em conta qual imagem você quer gravar nos seus clientes, que lugar quer ocupar nas mentes e nos corações deles e a que eles vão relacionar seu produto ou mesmo sua logomarca.

O posicionamento retrata aquilo que sua marca faz melhor que as demais concorrentes e é responsável por garantir a preferência do seu público.

Tenha definido claramente seu posicionamento para poder lançar um produto que conquistará sucesso no mercado.

3. O público-alvo

O passo a passo de como criar um produto precisa envolver também os clientes.

Afinal de contas, quem é que vai se interessar por isso que você está vendendo?

Uma forma de descobrir isso é por meio de uma pesquisa de público-alvo.

Assim, você poderá descobrir características, como o perfil sociodemográfico (gênero, estado civil, profissão, classe social etc.) e comportamental (valores, crenças e hábitos) das pessoas que se interessaram pelo benefício de seu produto.

Quanto mais informações você obtiver dessa pesquisa, mais próximo do seu cliente ideal você estará.

Com esses dados, você criará a persona, que é uma representação ficcional de um comprador típico de seu produto, e irá usá-la como modelo para direcionar seus esforços de comunicação de forma muito mais significante e eficiente.

4. Construindo a identidade do produto

A identidade do produto não tem apenas relação com as questões de marca.

Ela tem muito mais a ver com o estilo de vida, os valores que estão associados àquele produto e de que forma os clientes podem se identificar com ele.

A identidade deve ser reconhecida mesmo quando a marca não aparece, seja na forma de atendimento, no discurso da empresa, nas cores utilizadas, na roupa usada pelos funcionários, entre outros aspectos.

É essencial haver uma associação forte e clara entre esses elementos.

5. Testando o produto

A fase de testes consiste em avaliar o conceito do seu produto com um grupo apropriado de consumidores-alvo e medir as reações deles, por exemplo, por meio de uma análise sensorial.

Não pense em criar um produto novo e sair vendendo sem antes testar e garantir que ele terá espaço no mercado.

6. Criando uma estratégia de marketing

Após fazer os testes necessários e receber uma resposta positiva para seu produto, é hora de pensar em uma boa estratégia de marketing para chamar a atenção dos clientes.

Nessa etapa, é importante focar os seguintes pontos principais:

  • Definir tamanho, estrutura e comportamento do mercado em que você vai atuar;
  • Analisar e definir o preço do produto;
  • Definir estratégia de distribuição;
  • Definir o orçamento que será voltado especificamente para o marketing no primeiro ano;
  • Descrever as metas de vendas e também de lucros a longo prazo.

7. O produto físico

Depois de trabalhar o conceito, a aceitação e o mercado em que seu produto atuará, está na hora de colocar a mão na massa de verdade.

Nesta etapa, sua ideia segue para um departamento de pesquisa e desenvolvimento no qual a equipe a transformará em um produto físico, real.

8. Ficando em dia com as regras

Procure conhecer quais as normas de legislação e os certificados de qualidade que são exigidos para sua área a fim de manter o controle de qualidade.

Esse tipo de cuidado dá credibilidade ao seu negócio, mostrando que você se preocupa com a qualidade da produção, e evita problemas com o governo.

9. Mantendo o produto no mercado

Procure divulgar bastante nos meios de comunicação, principalmente na internet, pois as mídias sociais estão o tempo todo captando possíveis novos clientes.

O mercado é muito grande e sempre tem espaço para todos que desejam se aventurar nele. O que faz toda a diferença na hora de conquistar a preferência do consumidor é a criatividade ao mostrar seu produto, e isso pode ser feito das mais variadas formas.

Quanto mais dinâmico seu produto for, mais atenção vai conquistar.

Também invista em inovação, tecnologia, e esteja sempre atualizado sobre a área que seu produto abrange, pois sempre podem surgir possibilidades de incorporar novidades ao seu produto e de fazer adaptações ou alterações necessárias.

Mantenha um bom relacionamento com a equipe responsável por atuar com você no desenvolvimento do produto e esteja sempre próximo dos clientes para saber o feedback deles.

Através do feedback, será possível saber rapidamente se o projeto está agradando ou se precisa de melhorias.

Dessa maneira, invista em etapas de revisão e atualização para chegar o mais próximo possível do desejado pelo público-alvo no momento em questão.


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