Como Montar um Delivery

ATENDA MAIS CLIENTES e AUMENTE AS VENDAS!

Atualmente, em tempos de COVID-19, as pessoas passaram a cozinhar mais em casa, mas também estão procurando opções do que pedir para variar o cardápio. Além disso, na correria dos “dias normais”, as pessoas procuram sempre por formas práticas e fáceis para fazer suas refeições. Com isso, os deliverys (entrega ou distribuição à domicílio) estão em grande destaque, pois oferecem maior comodidade ao cliente, aumentam a área de atuação do seu produto/marca e consequentemente, aumentarão suas vendas. Mas para aderir ao delivery ou aprimorá-lo deve-se ter cuidados e atenção à alguns pontos, sendo eles:

  • Tenha um plano de negócios bem montado

Um plano de negócios tem como objetivo proporcionar uma visão mais ampla da empresa e do mercado que está inserida. Um bom plano contém todos os investimentos feitos em materiais, equipamentos, pagamento de funcionários, maquinário e outros gastos com a empresa. Além disso, também deve conter quais são os principais concorrentes, seus fornecedores e o mercado que está inserido. Quanto mais informações seu plano tiver, mais clara ficará a situação da sua empresa e os pontos que precisam de mais atenção.

  • Defina o seu local de atuação

Delimitar a região que você irá atuar é crucial para que você consiga entregar o seu produto de forma ágil e com qualidade. Vale a pena optar por começar com uma região pequena, fidelizar seus clientes e expandir aos poucos seu local de atuação.

  • Defina seu cardápio

Dê preferência para os produtos que você desenvolve com mais eficiência e que possuem mais aceitação no mercado. Quando estiver bem estabelecido, vale a pena incorporar mais variedades no seu cardápio.

  • Tenha os equipamentos e materiais necessários

Após decidir seu cardápio, você deverá atentar-se aos equipamentos necessários para a produção, materiais que você precisará para produzir, embalar e entregar o seu produto. Além disso, deverá ter um fornecedor confiável, que proporcione ingredientes de boa qualidade, pois comprar produtos nos mercados poderá sair mais caro e a qualidade não ser a ideal.

Os equipamentos costumam ser o investimento mais caro, pois envolvem maquinários, como multiprocessador de alimentos, freezers, fogão industrial (6 bocas) entre outros, sendo que estes variam muito para cada tipo de negócio.

  • Garanta a segurança alimentar

O setor alimentício exige uma série de cuidados no que se refere à higiene e manipulação dos alimentos, por isso deve-se garantir a segurança alimentar na preparação, empacotamento e no transporte dos itens. As embalagens devem ser de qualidade, totalmente descartáveis e de fácil manipulação, evitando acidentes e que mantenham a integridade e estrutura do produto.

É muito importante que seu estabelecimento esteja de acordo com as legislações vigentes, atente-se a elas!

  • Proporcione uma entrega ágil

Quando um cliente pede uma comida, provavelmente ele já está com fome, então é muito importante estar atento ao horário e fazer o máximo para entregar o mais rápido possível. Para isso, você pode contar com uma empresa especializada, ou montar uma equipe própria.

  • Invista na forma de entrega que mais se adeque a sua realidade

Existem muitos aplicativos especializados em entregas, como o Ifood, Rappi, Uber eats, Soluções, Bigou, aiqfome, entre outros. Porém, a atuação desses aplicativos depende da região na qual o seu negócio está inserido. Dessa forma, o que indicamos é que você procure qual aplicativo é o mais usado em sua cidade ou região e faça uma pesquisa no google, procure e converse com os estabelecimentos que já utilizam esse aplicativo, assim você terá como estudar se é uma opção viável ou não para o seu negócio.

Outros métodos possíveis são: criar seu próprio site e realizar os pedidos e entregas de forma autônoma, incluindo os pedidos por telefone e outras redes sociais. Nesses métodos, você pode contratar motoboys, serviços bike delivery ou fazer as entregas com seu próprio carro ou moto.

Deve-se ter disposição para pesquisar, negociar e colocar os cenários no papel e encontrar a melhor forma de fazer suas entregas e tornar o seu negócio mais acessível e conhecido pelo público.

  • Seja presente no processo produtivo

Mesmo que você não trabalhe diretamente na produção do produto, você deve saber como está o processo, fiscalizar a higiene dos seus colaboradores, organizar e distribuir as tarefas de forma que a equipe trabalhe com eficiência, evitando atrasos e erros como pedidos incorretos, erros no endereço anotado ou falhas no empacotamento. Fique atento se as receitas estão sendo seguidas, se os prazos estão sendo respeitados e se sua equipe está entrosada.

E se você trabalha diretamente na produção do seu produto, também deve ficar atenta a todos esses pontos citados, organize sua cozinha como um espaço de trabalho efetivo e confortável, evitando perdas de tempo e de ingredientes.

  • Aposte em um bom marketing

A divulgação do seu delivery deve se destacar em meio aos seus concorrentes, ela pode ser feita por inúmeros métodos como Instagram, Facebook, parcerias com segmentos que tenham ligação com o seu público, até mesmo por panfletagem. Mas a principal busca por esses serviços e produtos é a divulgação online, que também é uma boa maneira de interagir com o seu público.

Agora, como deve-se portar o delivery com o Covid-19?

Além de seguir os pontos já destacados acima, os estabelecimentos devem redobrar os cuidados com a higienização da cozinha dos alimentos e dos manipuladores. Medidas como lavar as mãos, usar máscaras e utilizar o álcool em gel irão ajudar no manuseio seguro dos alimentos.

Além disso, algumas atitudes simples podem ser adotadas para ajudar nesse momento, como:

  • Realizar o pagamento online;
  • Deixar o produto na porta do cliente e evitar o contato direto com ele;
  • Oferecer ajuda para os motoristas diagnosticados com o Covid-19, ao invés de demiti-los (todos precisam de apoio nesse momento);
  • Higienizar os veículos e utilizar álcool em gel;
  • Reforce a responsabilidade da sua equipe no momento da produção.

Publicamos um conteúdo no nosso Instagram com esse tema: [COVID-19 X ALIMENTOS].

Temos como objetivo impedir que o estabelecimento feche, prezar pela segurança do entregador e manter o cliente longe do vírus. Precisamos pensar em sociedade, além de mantermos a calma e lidarmos com os problemas de forma criativa e segura.


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