Se uma de suas dores é a baixa nas vendas, uma das soluções é fazer uma boa promoção!
Dessa forma, criamos esse conteúdo especialmente para você, para que alcance NOVOS CLIENTES e AUMENTE SUAS VENDAS!
Quem não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Enquanto cliente, é muito bom achar um produto que queremos com um preço menor. Campanhas promocionais ajudam a atrair novos clientes, agradar os clientes antigos e a impulsionar a venda de produtos novos. Porém, essa promoção tem que ser benéfica para ambos os lados, para não gerar prejuízos ao invés de ganhos!
MAS AFINAL, COMO FAZER UMA BOA PROMOÇÃO?
Trouxemos um passo a passo com algumas dicas para elaborar uma promoção de sucesso, que beneficie todos os envolvidos!
- Determine qual é o objetivo da sua promoção
Um erro comum é fazer uma promoção sem objetivos. É muito importante conhecer o propósito da sua campanha, para alcançar o resultado desejado. Portanto comece identificando o motivo da sua promoção: Lançou um produto novo? Um sabor diferente? Quer impulsionar a venda de um produto que não está tendo muita saída? Ganhar publicidade?
- Conheça seu público-alvo
Ao fazer uma promoção, é preciso saber para quem você está vendendo! Conhecer seu cliente é uma etapa fundamental para ter sucesso nas suas vendas: isso evita que você invista recursos onde não terá um bom retorno. Portanto, procure saber como seus clientes gostariam de ser informados sobre a promoção, quais redes sociais eles mais usam e que tipo de produto eles estão buscando. Mas como conhecer melhor meus clientes? Fale com eles! Atualmente, existem diversas plataformas para realizar formulários, nos quais você pode perguntar sobre as informações que precisa!
- Divulgue!
Para que aproveitem sua promoção as pessoas precisam saber que ela existe! Portanto lembre-se de divulgar bastante em todos os seus canais de comunicação! Em especial aqueles em que os seus clientes estão mais presentes (por isso atente-se ao item 2, essas informações são essenciais). Invista em estratégias para que mais pessoas conheçam sua marca: algumas plataformas (como o Instagram, Facebook e Google) tem recursos para impulsionar suas publicações!
- Inove! O ano tem 365 dias!
Em datas comemorativas mais convencionais, como dia das mães, dia dos namorados ou dia das crianças, muitos estabelecimentos costumam lançar promoções. Porém não se limite a essas datas, o ano tem 365 dias, com várias datas comemorativas menos exploradas (como dia do amigo, dia do professor, etc.) aproveite-as! Como nessas datas tem menos campanhas, suas promoções irão se destacar!
- Estabeleça um prazo definido
Um dos fatores que instigam as pessoas a comprarem em promoções é o fato do tempo ser limitado! Isso gera um senso de urgência no consumidor. Quando a campanha se estende por muito tempo, ela perde seu valor e sua urgência, por isso é importante determinar os prazos e cumpri-los! Não é necessário divulgar a data exata do final da promoção, porém deixe claro que é por tempo limitado.
- Valorize seus clientes fiéis
Sabia que é muito mais fácil e mais barato manter um cliente antigo, do que conquistar um novo? Logo, valorize seus clientes mais fiéis! Procure estabelecer um programa de fidelidade com brindes e promoções exclusivas (por exemplo: a cada dez produtos ganhe um outro, entrega gratuita, etc.. Use sua criatividade!) Além de fazer com que o cliente compre de você com frequência, ele pode recomendar seus produtos para amigos e familiares, ajudando a promover sua marca!
Por: Vivian Rodrigues
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://rockcontent.com/blog/como-fazer-promocao/
https://www.boxloja.com/5-dicas-imbativeis-para-fazer-promocao-na-sua-loja/