Como Definir a Embalagem Ideal Para o Seu Produto?

COMO DEFINIRA EMBALAGEM IDEAL PARA SEU PRODUTO?

 

Muito se discute a embalagem como elemento primordial para alavancar as vendas de determinado produto, afinal, ela é uma das responsáveis pelo primeiro contato entre a marca e o consumidor. Mas, é fundamental entender que esta também desempenha um papel importante na conservação dos alimentos e preservação de suas características, visto que ela os protege do ambiente externo e assegura sua a vida útil.

Para a escolha da embalagem mais adequada é preciso considerar diversos fatores. O primeiro passo, antes de pensar em todo o processo produtivo e tecnológico, é conhecer os tipos de embalagens classificados quanto à logística. São elas:

  • Primárias: estão em contato direto com o produto;
  • Secundárias: agrupam/englobam uma ou mais embalagens primárias;
  • Terciárias: agrupam uma ou mais secundárias, geralmente utilizadas em transportes.

O segundo passo é conhecer o seu produto, abrangendo os processos a que foi e será submetido até a compra do consumidor. Assim, é muito importante atentar-se aos fatores intrínsecos (relacionados às características dos alimentos), como a composição, umidade, atividade de água, pH, acidez e fatores extrínsecos, como a luz, composição gasosa, umidade relativa, temperatura, insetos, microrganismos e outras adversidades.

Outro passo muito importante é conhecer o material da embalagem, visto que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece critérios gerais de acordo com os materiais utilizados, pois podem transferir substâncias aos produtos que tendem a apresentar algum risco à saúde do consumidor. Assim, a Agência é responsável por regulamentar, controlar e fiscalizar os alimentos e suas embalagens segundo a Lei n° 9.782/1999. Além disso, cada material tem propriedades diferentes, o que deve ser levado em consideração para melhor atender as exigências de comercialização e para que melhor atenda o produto em questão.

AGORA SIM, JÁ DEFINIU TODOS ESSES PASSOS ?

Se sim, avalie esses pontos e escolha a embalagem que melhor acondiciona o alimento, tendo em vista suas características sensoriais, tecnológicas e a forma de como ele será contido. Vale ressaltar que é sempre pertinente avaliar vantagens e desvantagens para que não haja prejuízos no futuro.

 Por: Isadora Soares


Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS