A produção de alimentos é um dos maiores pilares de qualquer economia. Diante de tanta competitividade que existe no mercado de alimentos, a preocupação com a qualidade de um produto e com seu processo produtivo tem aumentado cada vez mais.
As práticas de todo o processo produtivo no que se refere à segurança do alimento estão amplamente interligadas a um conjunto de normas que visam garantir as condições adequadas para evitar que produtos alimentícios estejam propícios a quaisquer contaminantes.
Diante disso, temos que o fluxograma de produção de uma empresa é uma ferramenta fundamental para assegurar um produto de qualidade, pois permite conhecer o processo como um todo e identificar suas falhas na etapa de produção. A partir disso, é possível formular e implantar melhorias que irão otimizar as atividades que interferem de forma negativa no produto final .
O fluxograma consiste na representação de um processo por meio da representação de símbolos gráficos em sequência lógica que permitem uma visão clara das etapas e do fluxo de processo.
Leia também sobre A importância de obter um manual de boas práticas de fabricação.
Mas você sabe como montar um fluxograma de produção na sua empresa?
O fluxograma de uma empresa, assim como as etapas a serem implementadas e os equipamentos a serem utilizados, depende muito do produto a ser produzido por determinada empresa. Muitas linhas de processamento são essenciais na fabricação de alguns alimentos, enquanto em outros se tornam desnecessárias.
Desta forma, é de grande importância saber que, para montar um fluxograma que atenda às necessidades da sua empresa é necessário que se tenha clareza de todo o processo produtivo.
Criar etapas desnecessárias na linha de produção, podem trazer um excesso de informação e tornar o fluxo muito confuso, o que dificulta o desempenho da sua empresa.
Outro ponto muito importante, é que o fluxograma é uma maneira eficiente de se estabelecer as instalações que devem ser projetadas em uma empresa alimentícia de modo a facilitar o fluxo de pessoas e alimentos, evitando que ocorra a contaminação cruzada, implicando diretamente na produção de um alimento de qualidade.
Leia também sobre Contaminação cruzada: você sabe o que é este perigo tão comum quando se trata de alimentos?
O objetivo é estabelecer a formação de uma organização por meio da implementação das etapas de produção, evitando processos desnecessários que causam atrasos e prejuízos.
Na grande maioria dos casos, a busca por profissionais capacitados é uma das maneiras mais práticas e assertivas de se definir o melhor fluxograma a ser implementado em sua empresa.
Leia também sobre Layout para fábrica de alimentos: Como saber se o meu layout está me dando lucro ou prejuízo?
Pensando nisso, você já buscou a ajuda de algum profissional da área que possa te ajudar a montar um fluxograma que atenda todas as necessidades de sua empresa?
Por: Flaviana Coelho.
Revisado por: Daniele Silva e Raphael Azevedo.
Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!
Fontes: