Linha de produção: como desenvolver uma para indústria alimentícia

A linha de produção é um dos pilares de uma indústria. Ela é um dos principais recursos e representa o desenvolvimento dos processos produtivos que envolvem as máquinas, os operadores e os produtos.

O foco é reunir esses componentes de forma a realizar as etapas de maneira organizada e sequencial, para, no fim, ter em mãos o produto esperado.

Uma linha de produção com uma estrutura balanceada, equilibrada e focada na redução de possíveis desperdícios tem grande chance de gerar resultados que vão impactar diretamente nos custos, na produtividade, no rendimento da empresa e, claro, na satisfação dos clientes.

O importante é investir em planejamento e monitoramento para a manutenção da boa produtividade.

Neste post, vamos falar mais sobre a importância da organização da linha de produção e como você deve desenvolver a sua. Continue lendo!

O que é a linha de produção?

A linha de produção é o processo organizacional mais eficiente para se chegar ao produto final.

No ano de 1913, Henry Ford criou uma solução para o dilema da produção artesanal, cara e lenta: o sistema de linha de produção.

Esse sistema como temos hoje adota uma forma de produção em série, em que cada funcionário fica responsável pela montagem de uma parte do produto.

Outra característica desse método é o uso de maquinarias que auxiliam os funcionários em suas tarefas.

A automatização da produção, ou seja, a introdução da tecnologia das máquinas nesses processos, foi um dos marcos da era industrial.

Por outro lado, isso fez com que as empresas enfrentassem um novo tipo de problema: o controle de qualidade.

Ao passo que os artesãos conheciam em profundidade o produto final, sendo capazes de garantir a máxima qualidade, isso já não era possível nas linhas de produção, em que tantas coisas poderiam passar despercebidas.

Assim, para garantir a qualidade e a eficácia dessa produção, foi preciso criar formas de planejamento e monitoramento que impedissem prejuízos.

Isso é o que vamos entender melhor adiante.

Importância e benefícios da linha de produção

Como vimos, o sistema de linha de produção inovou a indústria e permitiu uma produção em larga escala em menos tempo, o que significa aumento do lucro.

Isso sem falar que, com boa organização, fica muito mais fácil inspecionar todo o processo.

Vamos falar sobre alguns dos benefícios que o bom planejamento da linha de produção trará para a sua empresa:

  1. Padronização e definição de processos

Definindo um roteiro claro e preciso, dúvidas triviais ou falta de informação sobre processos são resolvidas rapidamente, poupando o tempo de procurar a raiz do problema para só então solucioná-lo. Por exemplo, em casos de:

  • operação executada em máquina errada;
  • sequência entre as operações equivocadas e que acabam prejudicando todas as etapas seguintes;
  • tempo de operação incompatível com o necessário para a qualidade da peça, que pode ser excedido ou diminuído.

Padronizar os processos também promove o conhecimento dentro do ambiente da indústria, entre seus colaboradores, o que consequentemente fortalece sua equipe.

  1. Obtenção de informações de forma mais prática

Imagine ser refém de um único funcionário para saber como anda determinado setor, como proceder ou como corrigir erros? Um enorme problema, não é?

Se essa pessoa não estiver presente, a fábrica praticamente fica parada por falta de alguém que consiga detalhar, com clareza, os processos, o tempo e a ordenação de cada etapa já estabelecida pelo roteiro.

Tornando essas informações mais acessíveis, é possível agir com mais rapidez, principalmente se for uma situação de urgência.

  1. Informações claras e fluidez na fábrica

Os processos e as instruções devem estar definidos de forma clara para que os funcionários não tenham dificuldade de executá-los. Assim, o operador responsável por cada setor estará ciente de qual sequência utilizar.

  1. Mais precisão em relatórios e cálculos

Organizando a linha de produção, você estará também organizando os cálculos com mais firmeza, além de facilitar a produção dos relatórios sobre os processos.

Outro ponto a favor é que, como esses relatórios terão detalhes sobre diferentes aspectos, como matéria-prima, mão de obra, duração de cada processo, entre outros, partindo de um estudo analítico desses dados, vai ser possível encontrar pontos que podem ser melhorados para reduzir os gastos da organização.

Ótimo, não?

  1. Mais facilidade para inserção de novas tecnologias

Entender que novas tecnologias são importantes para levar seu negócio ao topo é um ponto importante, até porque sabemos que coisas novas surgem o tempo todo e geralmente estão aí para otimizar algum aspecto.

Até por isso, conhecer bem a estrutura e a sequência dos processos da sua indústria vai aumentar a predisposição para se adaptar com mais naturalidade quando algo novo surgir.

Como desenvolver uma boa linha de produção?

Vamos entender melhor quais passos devem ser seguidos para uma linha de produção de sucesso?

  1. Planeje uma gestão eficiente

O primeiro passo é colocar tudo no papel. Planejar tudo nos mínimos detalhes é essencial para não se perder no meio do caminho. Esse plano deve incluir ações como:

  • Fazer a seleção dos melhores fornecedores do mercado.
  • Desenvolver cronogramas e metas para a equipe.
  • Planejar a comunicação entre equipes e setores.
  • Utilizar softwares de gerenciamento de forma inteligente para automatizar e otimizar os processos.
  • Definir mapeamento e gestão dos processos.
  • Acompanhar dados de performance e produtividade para identificar possíveis problemas ou falhas.
  • Aplicar logística na otimização da distribuição de recursos.
  1. Invista em boas máquina

A maquinaria deve ser de qualidade para não dar dor de cabeça. Afinal, você não quer ter prejuízo com máquinas defeituosas ou com curta vida útil, certo?

Invista um valor justo, não tenha medo de gastar um pouco mais, porque esse material é caro por si só, mas será a principal ferramenta para uma produção maior e em menos tempo.

  1. Tenha um layout de fábrica bem calculado

layout de fábrica é uma representação gráfica do chão de fábrica, ou seja, uma planta.

O objetivo desse planejamento de chão de fábrica é organizar o espaço físico de toda a área da fábrica, posicionando os equipamentos e postos de trabalho de forma a obter maior eficiência e segurança no processo de fabricação do seu produto, além de reduzir o tempo gasto com transporte e movimentação na área.

  1. Flexibilize o trabalho

Imagine o quão desmotivador é fazer o mesmo movimento o dia todo.

Pense também sobre a motivação dos operadores da fábrica. Deixe a rotina deles mais dinâmica para que possam se sentir confortáveis e animados com os resultados, além de contribuírem com soluções que melhorem o desempenho da produção.

Isso em uma empresa é muito importante, levando em consideração que é possível formar um ambiente de trabalho mais produtivo para o negócio e mais motivador para os colaboradores.


Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!