Você sabe diferenciar Leite pasteurizado de Leite UHT?

Mas o que seria Leite UHT?

O termo “UHT” (Ultra High Temperature) indica um processo pelo qual o leite passa, traduzido como “Temperatura Ultra Alta”. Esse produto é conhecido também como “Leite de caixinha” ou leite longa vida.

Afinal, qual seria as diferenças de Leite pasteurizado e Leite UHT?

A grande diferença está na combinação de tempo e temperatura a qual os produtos são submetidos, porém as diferenças vão muito além disso. A pasteurização (do leite) envolve um tratamento térmico relativamente brando e consiste na exposição do leite em torno de 75 °C por 15 segundos com a finalidade de eliminar patógenos. Já o tratamento UHT que compreende um processo de esterilização e trata-se de um tratamento térmico mais severo (125 °C a 130 °C por 2 a 4 segundos) porém instantâneo, ou seja, por tempo inferior a pasteurização com objetivo de eliminar praticamente todos os microrganismos, que podem atuar como agentes de deterioração.

E são só esses processos que diferem os produtos?

A grande diferença realmente está no binômio tempo x temperatura, mas há outros processos anteriores e posteriores ao aquecimento do leite. O leite pasteurizado por exemplo, após sofrer esse tratamento térmico, é resfriado imediatamente, sendo levado a uma temperatura de 2°C a 4°C em menos de 10 segundos. Isso é importante para evitar a proliferação dos microrganismos que restaram após a pasteurização do leite. Essa refrigeração imediata promove o controle destes microrganismos.

Em contrapartida, o leite UHT, antes de passar pelo processo de esterilização, precisa estar “pré-beneficiado” (filtrado, pré-aquecido, clarificado, padronizado, aquecimento). Após este processo, o leite passa pela etapa da estabilização. Isso precisa ser feito, porque, como o leite será submetido a temperaturas muito altas, tal aquecimento pode afetar as caseínas (proteínas do leite). Por isso, o leite UHT precisa receber estabilizantes de caseína, evitando que o leite coagule e sedimente durante o processamento. Em seguida, é feito o pré-aquecimento onde o leite é aquecido a 80°C por 2 minutos afim de diminuir a desnaturação proteica e a sedimentação. Após isso, finalmente vem o tratamento UHT propriamente dito, seguido do resfriamento do leite.

Leia também sobre os Métodos de conservação dos alimentos.

Outras diferenças entre Leite pasteurizado de Leite UHT

Apesar de todo o processamento dos produtos ser diferente, isso reflete no prazo de validade e preço. O leite UHT, que também é conhecido como leite de caixinha ou leite longa vida, por passar por um tratamento térmico mais severo, tem a validade de 4 meses em embalagem fechada e até 3 dias após aberta. A embalagem cartonada utilizada também contribui para fornecer um tempo de consumo maior graças às diversas camadas que protegem o alimento do contato com a luz e com o oxigênio, preservando a qualidade do leite.

O leite pasteurizado, por sua vez, muitas vezes encontrado em embalagens poliméricas ou de “plástico” possui tempo de consumo menor, girando em torno de 3 dias. Os conhecidos “leite de saquinho” por esse prazo de validade reduzido e por ter um processo de fabricação mais simplificado, possui incidência no preço do produto, representando um produto de menor custo.

Agora tudo ficou mais claro e você já sabe as diferenças entre Leite pasteurizado e Leite UHT, não é mesmo?

Leia também sobre A importância da determinação do prazo de validade em alimentos.

Por: Gustavo Carvalho.

Revisado Por: Leandro Viana e Daniele Silva.


Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!



Fonte Imagem: Milk Point

Fontes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *