De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os insumos que são utilizados pelos laticínios, como leite, tiveram um aumento de 28,5% desde janeiro deste ano, o que tem impactado diretamente no bolso dos consumidores.
Diante dessa situação, grande parte dos consumidores tem buscado por produtos com preços mais acessíveis nos mercados, como por exemplo, produtos à base de mistura láctea, que tem sido cada vez mais notado nas prateleiras dos mercados. Entretanto, de acordo com o coordenador do Grupo de Pesquisa Multicêntrico Inovaleite e professor do Departamento de Engenharia de Alimentos (DTA), da Universidade Federal de Viçosa, Antônio Fernandes, essas misturas já existem no mercado há algum tempo, porém, tem sido mais adquirido pelos consumidores nesse momento de crise como forma de substituir alguns produtos, como o leite condensado, que é mais caro e possui composição e preparo totalmente diferente da mistura láctea.
Qual a diferença entre mistura láctea e leite condensado?
A mistura láctea é composta pelo soro do leite, amido de milho e uma quantidade menor de leite puro. Com isso, os ingredientes utilizados têm como objetivo aumentar o rendimento e reduzir o custo do produto final, o que afeta diretamente os aspectos nutricionais e as qualidades sensoriais, como sabor, textura, odor e cor.
Por outro lado, o leite condensado é feito com a redução da água no leite através do aquecimento e adição de açúcar, resultando em uma textura cremosa de melhor consistência, que advém da caseína (proteína do leite que não está presente no soro do leite).
Leia também sobre as principais formas de adulteração no leite.
Como distinguir corretamente os dois produtos no supermercado?
Aparentemente, as embalagens e os rótulos de mistura láctea são muito parecidos com os de leite condensado, o que pode causar um certo engano nos consumidores, fazendo-os pensar que se trata de um mesmo produto.
Logo, como identificar corretamente esses produtos que a princípio possuem poucas diferenças?
A nossa dica é: leia os rótulos com atenção. Mesmo a embalagem tendo as letras bem pequenas, vale a pena ver a lista de ingredientes de cada embalagem e ver se o produto é realmente o que procura.
No rótulo para mistura láctea é possível encontrar a seguinte frase ‘’Mistura Láctea condensada de soro de leite, leite e gordura vegetal’’ enquanto no rótulo para leite condensado fica claro ‘’leite condensado’’. Isso mostra o quão importante é a regularidade da rotulagem dos produtos para que o consumidor esteja sempre ciente do que está consumindo.
Leia também sobre as consequências de um rótulo inadequado.
Por: Maria Júlia Barbosa.
Revisado por: Daniele Silva e Renan Dias.
Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!
Fontes: