Pesquisa de mercado: como ela auxilia na criação de um produto

Para quem tem uma empresa, seja convencional ou digital, conhecer o mercado para ajudar a direcionar as ações é uma obrigação que representa a diferença entre conquistar o sucesso ou fracassar. Para isso, uma aliada muito importante é a pesquisa de mercado.

Essa ferramenta permite saber qual é a verdadeira importância da sua empresa para a área em que ela se insere, e como é possível melhorar e inovar na produção.

Aplicar os recursos de uma empresa em pesquisa não deve ser visto como um gasto. Esse é um investimento que trará um retorno significativo quando feito corretamente.

Neste post, você entenderá melhor o que é a pesquisa de mercado e por quais motivos ela auxilia na criação de novos produtos. Confira!

O que é a pesquisa de mercado?

Não é novidade nenhuma que entender como o seu cliente se sente em relação ao seu produto é muito importante.

Isso porque é ele quem faz a divulgação boca a boca, então uma melhor compreensão do que pensa esse público pode ter muitas influências decisivas a seu favor.

Na pesquisa, como primeiro passo, é elaborado um plano. Após isso, é definido como serão coletadas as informações, seguido do recebimento dos dados.

Ao fim, vem o processamento dos dados para apresentar a você, com mais clareza, quais são os pontos com mais necessidade de melhoria ou possíveis soluções.

Em resumo, o resultado será, em forma de documentos, o que o seu público acha sobre sua empresa, seu produto ou serviço.

Para isso, a empresa precisa saber qual é a melhor maneira de encontrar as informações de que precisa e transformá-las em dados para concluir quais os direcionamentos ideais para seu negócio.

A finalidade de todo esse processo é não fazer nada por impulso, e sim ter uma visão clara do que pode dar certo. Assim, é possível evitar erros e, consequentemente, prejuízos.

Tipos de pesquisa de mercado

Agora, vamos ver quais são os principais tipos de pesquisa de mercado.

Primárias

Na pesquisa de mercado primária, as informações podem ser geradas de duas maneiras: pela própria empresa ou através de alguma outra fonte.

As informações obtidas com esta pesquisa são específicas para o seu negócio e podem ser utilizadas diversas vezes, uma vez que são adaptadas de acordo com o novo objetivo.

Ferramentas como questionários, entrevistas, reuniões em grupo e visitações aos pontos de vendas são aquelas que vão fornecer esses dados.

Nesse caso, a empresa é a responsável por determinar exatamente os dados que serão coletados, o que resulta em uma pesquisa muito mais eficiente para o projeto.

Dessa forma, a empresa possui informações precisas e únicas para traçar os planos de ação.

Secundárias

A pesquisa secundária é aquela que se baseia na utilização de dados que foram gerados por outra instituição, ou seja, dados que já existem, de pesquisas que já foram realizadas.

Esses dados são mais gerais, do tipo que podemos encontrar facilmente através de fontes como governos, associações ou empresas de estatísticas.

Da mesma forma, podem ser detalhes encontrados em veículos de informação, livros, revistas, jornais etc.

Essas informações têm como característica a abordagem de um grande número de pessoas e, portanto, fornecem uma visão bem mais generalizada de uma determinada situação.

Elas, no entanto, podem ser importantes para começar a definir alguns fatores da pesquisa de mercado. Afinal, é preciso ter algum ponto de partida, certo?

Uma análise de qualidade incorpora ambas as pesquisas, primárias e secundárias. Na maioria das vezes, é importante, e também necessário, ter as duas para ter uma relação melhor desses dados.

São estratégias que se completam e garantem certa precisão.

Quantitativa

A pesquisa de mercado quantitativa já se refere ao método de aplicação da pesquisa, ou seja, o foco é o número de pessoas que serão envolvidas.

Ela se dá também com base em uma informação mais generalizada, maior quantidade de dados, estatísticas e análise matemática.

É através da pesquisa de mercado quantitativa que se obtém informações como: porcentagem de público por gênero, média de idade etc.

Qualitativa

As informações qualitativas também têm foco no método, porém costumam ser mais específicas.

Em geral, são feitas com um público mais restrito, não importando tanto a quantidade de pessoas analisadas.

Isso porque esse tipo de pesquisa de mercado têm como propósito descobrir dados mais detalhados que servem, muitas vezes, para aperfeiçoar a pesquisa.

Como a pesquisa de mercado ajuda a desenvolver produtos?

Segundo o que vimos até aqui, a pesquisa de mercado é um método para conhecer melhor o cliente, seu público-alvo.

Para começar a desenvolver um produto com muito mais confiança e até segurança, nada melhor do que saber o que o público quer, não é mesmo?

A pesquisa de mercado, através de suas diferentes modalidades e estratégias de captação de dados, oferece o material necessário para essa fase de desenvolvimento tão importante.

Vejamos, a seguir, quais outras vantagens essa estratégia vai oferecer para sua empresa.

Decisões mais seguras

Quando temos uma grande decisão em mãos, é comum buscar dados que possam auxiliar na escolha, não é? O princípio aqui é o mesmo.

A pesquisa de mercado é responsável por fornecer informações sobre o que os consumidores pensam a respeito de sua marca, produto, serviço, concorrência ou mercado.

Como consequência, avaliando essas informações, é possível tomar decisões estratégicas com mais segurança.

Identificar erros

No mundo dos negócios, tudo acontece tão rápido que, muitas vezes, erros passam despercebidos.

Falhas, por menores que sejam, podem provocar uma bola de neve que, em algum momento, causará problemas reais para sua empresa.

Estar em contato com o público, muitas vezes, dá pistas desses riscos e estas podem ser fundamentais para solucionar problemas que você talvez nem imaginasse que estivessem acontecendo na sua gestão.

Estudo da concorrência

A pesquisa de mercado é uma ótima ferramenta para avaliar e monitorar a sua concorrência.

Através dela, você será capaz de descobrir quais os pontos fortes e fracos que sua marca possui em relação aos concorrentes.

Tendo esses resultados à disposição, é possível trabalhar os pontos de melhoria e criar novas oportunidades.

Atenção a tendências

Prever tendências é uma característica muito importante no mercado atual. Identificando aspectos de mudança no seu meio de atuação, fica mais improvável ser pego de surpresa.

Pelo contrário, isso possibilita que você possa lançar um produto muito antes dos seus concorrentes, e assim ganhar destaque.

A pesquisa de mercado, por fornecer contato com o cliente, é ótima para essa questão. Principalmente se é feita com regularidade, mantendo um diálogo contínuo com o público.

Essas foram as dicas para incentivar você a apostar na pesquisa de mercado. Essa e outras estratégias são essenciais para que seu produto tenha uma boa recepção. Saiba mais no nosso artigo sobre análise sensorial.


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