Açúcares Totais x Açúcares Adicionados: Qual a diferença?

Sabe-se que, com a nova legislação sobre a rotulagem de alimentos (RDC 429/2020 e IN 75/2020) vem surgindo muitas dúvidas dos consumidores e produtores de alimentos. Afinal, o que é definido como açúcares totais? Não seriam os carboidratos? E o que são açúcares adicionados?

Inicialmente, vamos diferenciar os açúcares dos carboidratos.

Os carboidratos são moléculas formadas fundamentalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, além de serem a principal fonte de energia para o organismo humano. Já os açúcares são uma classe de moléculas que englobam outras duas classes de carboidratos (os chamados mono e dissacarídeos, como a glicose e a lactose). A última classe desses compostos são os polissacarídeos, um exemplo são os amidos e as fibras, natural de muitos vegetais. Sendo assim, todo açúcar é um carboidrato, mas o inverso não se aplica.

Dessa forma, a declaração de carboidratos totais inclui os açúcares, os amidos e as fibras, que são naturais do seu produto, enquanto a declaração de açúcares totais exclui a porcentagem desses polissacarídeos.

Já a denominação de açúcares adicionados é definida na legislação como todos os monossacarídeos e dissacarídeos adicionados durante o processamento do alimento, com exceção dos polióis, dos açúcares adicionados consumidos pela fermentação ou pelo escurecimento não enzimático e dos açúcares naturalmente presentes.

Com a nova rotulagem, a declaração nutricional desses componentes do alimento deve ser feita de acordo com a porção de 100g do produto e a porção definida pela Instrução Normativa n°75.

Além disso, para alimentos sólidos, a declaração de “alto em açúcar adicionado” deve constar quando o produto conter uma quantidade igual ou maior que 15% do composto, enquanto para alimentos líquidos a declaração é obrigatória a partir de 7,5%.

Por: Maria Victória Faria.

Revisado por: Daniele Silva e Maria Júlia Soares.

Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!

    

 

Fontes:

Veja mais sobre “Polióis?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *