O uso da embalagem
adequada interfere muito na aquisição e na qualidade dos alimentos, além de
contribuir para aspectos que são pouco tratados. Mas me diz, você sabe quais
são as funcionalidades das embalagens?
A principal função da embalagem é conter o
alimento e, portanto, protegê-lo do contato direto com manipuladores e
consumidores evitando a contaminação. Mas além disso, uma embalagem é de
grande valia na decisão de compra do produto. Atualmente, muitos consumidores
optam por empresas que respeitam a sustentabilidade e buscam por materiais
biodegradáveis e que causam menos danos ao meio ambiente.
Por outro lado, a
identidade visual do seu produto e a forma que o design é pensado pode atrair
ou afastar o consumidor, afinal, na dúvida entre dois produtos, a chance de
escolher o mais bonito é enorme. A embalagem pode ser uma fiel aliada na
fidelização do cliente, então, investir em marketing visual e em materiais
sustentáveis pode ser o início no sucesso de vendas, gerando uma conexão com a
identificação da causa defendida pela marca e gerar uma maior competitividade.
Outro ponto interessante, é que a embalagem é a forma mais barata de
publicidade, já que é indispensável ao produto e a partir dela, é possível
impulsionar até mesmo as redes sociais, sendo necessário apenas criar no
cliente a curiosidade de acessá-la.
De acordo com o
Código de Defesa do Consumidor, é direito do consumidor estar ciente do produto
que está consumindo, sendo de suma importância adicionar informações
coerentes e claras, além de informar aos consumidores possíveis riscos,
então não deixe de adicionar à sua embalagem um rótulo adequado e as
informações nutricionais do produto.
Leia também sobre Nova rotulagem nutricional: o que muda a partir de outubro?
No entanto, de
nada adianta investir muito em design e aparência e esquecer da função
principal da embalagem, que é a de garantir a integridade do produto.
Para isso, é necessário que seja avaliada diversas condições do produto, como:
·
É um produto ácido?
·
Requer barreiras contra luz, umidade, ar ou gordura?
·
Quais produtos são utilizados na formulação?
·
O produto é frágil?
O uso
de embalagens sem considerar essas informações pode causar diversos
contratempos, bem como diminuir a durabilidade do produto, modificar o
sabor, cor, crocância e até mesmo causar danos à saúde do
consumidor.
Leia também sobre A importância da determinação do prazo de validade em alimentos
No mercado, há
diversas formas de embalagens disponíveis, como: papelão, vidro, plástico,
alumínio, isopor, laminada, sendo necessário que a embalagem seja escolhida de
acordo com o produto a ser contido.
Além das formas
tradicionais já citadas, há no mercado muita inovação no setor de embalagens,
mas, quais são elas?
●
As embalagens inteligentes, que são aquelas que modificam alguma
característica de acordo com a situação do produto. Um exemplo desse modelo são
embalagens usadas em frutas e que mudam de cor de acordo com o nível de
maturação, indicando ao cliente a qualidade do produto;
●
Outra forma diferenciada de embalagens são aquelas compostas por itens
não aproveitados na indústria, como feijão ou milho com inconformidades e que
não são usados no processamento;
●
Existem ainda, embalagens com foco em aumentar a vida de prateleira do
produto e, portanto, aliam-se à embalagem alguns antimicrobianos não nocivos à
saúde, como óleo essencial. Nas embalagens é possível incorporar óleos
essenciais de diversas linhagens de plantas como, alho, canela, açaí entre
outras, sendo essa escolha de acordo com a característica do produto e os
microrganismos mais comuns.
Após todas essas informações,
vamos pensar um pouco sobre a importância das embalagens?
Todas as cervejas
são envasadas em recipientes de vidro escuro, será isso uma jogada de
marketing? A resposta é não.
A cor da embalagem
da cerveja geralmente é âmbar, ou pelo menos escura, isso porque na formulação
de toda cerveja há lúpulo, ingrediente responsável pelo sabor amargo do
produto e que em contato com a luz libera substâncias capazes de deixar um
paladar muito amargo e desagradável. Por outro lado, há marcas que, com
intuito de deixar um gosto mais amargo no produto, usam embalagens
verdes, já que essas não vedam tanto a luz, quanto a âmbar.
A partir desses
pontos, é nítida a importância de analisar muito bem a escolha da sua
embalagem, será que a embalagem do seu produto está garantindo que este chegue
com qualidade ao cliente?
Por: Fabiana
Carvalho.
Revisado por:
Daniele Silva e Raphael Azevedo.
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Fontes:
·
O poder da
embalagem, do design e da inovação pode mudar sua empresa – Sebrae