Você escolheu a embalagem correta para seu produto?

O uso da embalagem adequada interfere muito na aquisição e na qualidade dos alimentos, além de contribuir para aspectos que são pouco tratados. Mas me diz, você sabe quais são as funcionalidades das embalagens?

 A principal função da embalagem é conter o alimento e, portanto, protegê-lo do contato direto com manipuladores e consumidores evitando a contaminação. Mas além disso, uma embalagem é de grande valia na decisão de compra do produto. Atualmente, muitos consumidores optam por empresas que respeitam a sustentabilidade e buscam por materiais biodegradáveis e que causam menos danos ao meio ambiente.

Por outro lado, a identidade visual do seu produto e a forma que o design é pensado pode atrair ou afastar o consumidor, afinal, na dúvida entre dois produtos, a chance de escolher o mais bonito é enorme. A embalagem pode ser uma fiel aliada na fidelização do cliente, então, investir em marketing visual e em materiais sustentáveis pode ser o início no sucesso de vendas, gerando uma conexão com a identificação da causa defendida pela marca e gerar uma maior competitividade. Outro ponto interessante, é que a embalagem é a forma mais barata de publicidade, já que é indispensável ao produto e a partir dela, é possível impulsionar até mesmo as redes sociais, sendo necessário apenas criar no cliente a curiosidade de acessá-la.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é direito do consumidor estar ciente do produto que está consumindo, sendo de suma importância adicionar informações coerentes e claras, além de informar aos consumidores possíveis riscos, então não deixe de adicionar à sua embalagem um rótulo adequado e as informações nutricionais do produto.

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No entanto, de nada adianta investir muito em design e aparência e esquecer da função principal da embalagem, que é a de garantir a integridade do produto. Para isso, é necessário que seja avaliada diversas condições do produto, como:

·                    É um produto ácido?

·                    Requer barreiras contra luz, umidade, ar ou gordura?

·                    Quais produtos são utilizados na formulação?

·                    O produto é frágil?

O uso de embalagens sem considerar essas informações pode causar diversos contratempos, bem como diminuir a durabilidade do produto, modificar o sabor, cor, crocância e até mesmo causar danos à saúde do consumidor.

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No mercado, há diversas formas de embalagens disponíveis, como: papelão, vidro, plástico, alumínio, isopor, laminada, sendo necessário que a embalagem seja escolhida de acordo com o produto a ser contido.

Além das formas tradicionais já citadas, há no mercado muita inovação no setor de embalagens, mas, quais são elas?

                   As embalagens inteligentes, que são aquelas que modificam alguma característica de acordo com a situação do produto. Um exemplo desse modelo são embalagens usadas em frutas e que mudam de cor de acordo com o nível de maturação, indicando ao cliente a qualidade do produto;

                   Outra forma diferenciada de embalagens são aquelas compostas por itens não aproveitados na indústria, como feijão ou milho com inconformidades e que não são usados no processamento;

                   Existem ainda, embalagens com foco em aumentar a vida de prateleira do produto e, portanto, aliam-se à embalagem alguns antimicrobianos não nocivos à saúde, como óleo essencial. Nas embalagens é possível incorporar óleos essenciais de diversas linhagens de plantas como, alho, canela, açaí entre outras, sendo essa escolha de acordo com a característica do produto e os microrganismos mais comuns.

Após todas essas informações, vamos pensar um pouco sobre a importância das embalagens?

Todas as cervejas são envasadas em recipientes de vidro escuro, será isso uma jogada de marketing? A resposta é não.

A cor da embalagem da cerveja geralmente é âmbar, ou pelo menos escura, isso porque na formulação de toda cerveja há lúpulo, ingrediente responsável pelo sabor amargo do produto e que em contato com a luz libera substâncias capazes de deixar um paladar muito amargo e desagradável. Por outro lado, há marcas que, com intuito de deixar um gosto mais amargo no produto, usam embalagens verdes, já que essas não vedam tanto a luz, quanto a âmbar.

A partir desses pontos, é nítida a importância de analisar muito bem a escolha da sua embalagem, será que a embalagem do seu produto está garantindo que este chegue com qualidade ao cliente?

Por: Fabiana Carvalho.

Revisado por: Daniele Silva e Raphael Azevedo.

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Fontes:

·                     O poder da embalagem, do design e da inovação pode mudar sua empresa – Sebrae

·                    Como escolher o tipo certo de embalagem – FoodConnetion

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