PARA QUE SERVE E QUEM PRECISA DO ALVARÁ SANITÁRIO?

Você provavelmente já ouviu falar do alvará sanitário. Mas você sabe para que ele serve e quem precisa ter? Vem cá que vamos te explicar.

 

O alvará sanitário é um documento emitido pela vigilância sanitária municipal após análise da atividade em relação a diversos aspectos, tais como local de funcionamento, condições sanitárias, segurança, dentre outros.

 

Permite o funcionamento de estabelecimentos comerciais que desenvolvem atividades sujeitas à vigilância sanitária. Por isso a importância de o comerciante estar com as exigências adequadas em seu estabelecimento.

 

Leia também sobre registro de estabelecimentos no IMA.

 

Por ser um documento que se baseia nas leis municipais, a obrigatoriedade dele pode ser diferente de uma cidade para outra, porém de modo geral, os seguintes ramos precisarão desse alvará:

 

        agrotóxicos;

        alimentos;

        cosméticos;

        farmácias e drogarias;

        medicamentos;

        produtos para a saúde.

 

Se tornando um documento obrigatório para empresas que produzem, comercializam e transportam alimentos, ou prestam serviços ligados à saúde, a falta do alvará sanitário nos estabelecimentos pode resultar em multas e apreensão de mercadorias, podendo chegar até no fechamento do estabelecimento.

 

Leia também sobre selo SIF.

 

Para a obtenção do alvará sanitário é necessário verificar qual o código do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) o estabelecimento se encaixa. A partir disso, o comerciante deve entrar em contato com a prefeitura da cidade onde sua empresa está sediada para saber quais são os documentos necessários para a liberação da atividade comercial.

 

Com o documento em mãos você poderá garantir que houve a inspeção e vistoria, garantindo assim os padrões de qualidade que dizem respeito às condições higiênicas básicas do local.

 

E você, precisa de alvará sanitário no seu estabelecimento?

 

Leia também sobre a importância de obter um manual de boas práticas de fabricação.

 

Por: Juliana Castro.

 

Revisado por: Maria Júlia Barbosa e Renan Dias.

 

Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!

    

 

Fontes:

 

·         ALVARÁ DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: SUA EMPRESA PRECISA DESSE DOCUMENTO?. Sallus Engenharia Jurídica.

 

·         A importância do alvará de funcionamento e alvará sanitário. Previsa, 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *